Anda Brasil realiza trilha ecológica em Vassouras

Incentivando a prática da caminhada e mostrando o potencial da região Vale do Café, RJ, como destino de turismo rural, o Hotel Fazenda Galo Vermelho, em Vassouras, RJ, em parceria com o Anda Brasil, realiza a “Caminhada na Natureza” no dia 09 de abril, domingo, com início às 8h e participação gratuita.

A trilha tem 9 km de extensão, passando pelo campo e trechos de Mata Atlântica recuperada. Durante o passeio, os caminhantes poderão conhecer alguns exemplos de vegetação nativa, além de diversas espécies de aves, uma atração à parte aos fãs de observação de pássaros. Como atividade voltada ao público de todas as idades, a caminhada ecológica proporciona maior contato e integração com a flora local, sendo opção de passeio aos que querem sair um pouco do ambiente urbano das grandes cidades.

Para recompor as energias após a atividade, o hotel também oferece opção de almoço, que conta com 20 itens da culinária mineira, proporcionando uma vivência completa da cultura do interior. A reserva para o almoço deve ser realizada até dia 08 de abril.

A caminhada na natureza está entre as diversas modalidades do turismo ecológico e rural, que, além da promoção de hábitos saudáveis, busca aproximar os caminhantes da biodiversidade presente, contribuindo com a consciência de sua preservação. Sendo o Brasil um dos países mais ricos em biodiversidade, é crescente a adesão desses esportes por viajantes nacionais e internacionais. De acordo com a Anda Brasil, que organiza e cadastra os participantes, as caminhadas em cenários naturais possuem mais de 47 mil adeptos em 19 estados do Brasil, vindos de até 268 municípios.

A previsão para 2017 é que seja alcançado o número de 51 mil participantes. Fundada em 2006, a Anda Brasil é filiada a IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), que teve origem na França, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de estimular a economia no interior das províncias destruídas pela guerra. A IVV hoje está presente em 56 países e organiza mais de 10 mil circuitos.

O turismo rural, também responsável pela geração de renda e intercâmbio cultural, já é uma atividade essencial para determinadas localidades. Não por acaso o ano de 2017 foi eleito pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, que considera o turismo um dos principais geradores de emprego no mundo, principalmente nas economias emergentes.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estima-se que até 2030 cerca de 1.8 bilhão de turistas estarão circulando pelo mundo anualmente, mais da metade deles em países em desenvolvimento.

(Texto elaborado por Luísa Avelino)

About the Author

José Luiz Júnior
Jornalista, bacharel em turismo, produtor cultural e livreiro. É fundador e editor da Revista Vale do Café.

Be the first to comment on "Anda Brasil realiza trilha ecológica em Vassouras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*