Antiga Casa de Câmara e Cadeia em Vassouras

O imponente prédio amarelo que ocupa espaço estratégico no centro histórico vassourense é um confiável guardião da história antiga e recente do município de Vassouras. E tem muita história pra contar.


Foram necessários quase 20 anos para a conclusão da antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje sede da Câmara Municipal de Vassouras. A obra foi iniciada em 1849, período áureo da economia cafeeira no Brasil. Mas só foi concluída em 1872, com grande festejo público e toda a pompa e requinte. Ignácio Raposo, grande memorialista da história do Vale do Paraíba Fluminense, descreveu a festa em seu livro “Histórias de Vassouras”.

Após a inauguração foi instalada a Casa de Câmara e Cadeia Municipal, mas o prédio abrigou também outras ocupações. Foi sede da Biblioteca Pública Municipal e funcionou também como Paço Municipal.

As quatro imponentes colunas que compõem a sacada da fachada central do prédio, de frente para a Praça Barão de Campo Belo tem cada uma delas um apadrinhado influente na sociedade vassourense da época: Francisco José Teixeira Leite, o Barão de Vassouras; José de Avelar e Almeida, o Barão do Ribeirão; Marcelino Avelar e Almeida, o Barão de Massambará e; o Dr. Manoel Simões de Souza Pinto, ilustre médico vassourense. As colunas foram abençoadas pelo Padre Joaquim Lage em 6 de Janeiro de 1872.

O prédio durante as obras de uma praça em frente quando ainda possuía grades nas janelas. (Arquivo)

O espaço hoje abriga em parte sua destinação original. É a casa de leis da cidade.
Aberto à visitação (consultar disponibilidade de dias e horários)

Endereço: Rua Barão de Capivari, 20 – Centro, Vassouras/RJ
Telefone: (24) 2491-9400
E-mail: camaravassouras@gmail.com


Anúncios Revista Vale do Café

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*