Fazenda São Roque abre as portas para eventos

Às margens da rodovia Lúcia Meira (BR 393) no KM 245 no trecho entre Barra do Piraí e Vassouras, está localizada a Fazenda São Roque. Da estrada mesmo dá pra ver um pedacinho dela. Um lindo casarão em “L” disposto sobre um platô ladeado por um muro de arrimo em pedra seca que delimita o antigo terreiro de café da propriedade. A composição entre o casarão, grandes árvores dispostas em torno dele e o muro feito de pedras que cerca ambos, dão a dimensão da beleza do lugar.

Um grande portão de ferro na entrada separa dois mundos. Quem passa por ele faz uma viagem no tempo e vai parar no Brasil oitocentista, quando o país era o maior exportador mundial de café e o Vale do Paraíba Fluminense o grande responsável por isso.

Não há registros sobre a data exata da construção da Fazenda, mas ela se deu provavelmente bem no início do século XIX. A sesmaria onde está localizada foi concedida em 31 de outubro de 1803 ao Tenente Antônio da Costa Franco, que foi quem construiu a São Roque e a batizou provavelmente em homenagem ao seu pai, Roque da Costa Franco. O conjunto atual é formado pela casa sede, pelo terreiro de café, e pelas ruínas do que pode ter sido um moinho.

Foto: Pedro Salgado

A década de 1850 foi marcada pelo auge da produção de cafeeira do Vale do Paraíba. A região de Vassouras exportava um milhão e meio de arrobas de café por ano. O café sustentava os sonhos dos fazendeiros. No século XX, o café cede lugar ao gado e aos poucos os antigos cafezais vão sendo substituídos por pastos. É nesse período que ocorreu a maior parte das demolições das antigas dependências das fazendas cafeeiras do Vale do Paraíba, bem como alterações na configuração original dos antigos solares.

Muita pesquisa e investimento foram necessários para dar conta da realização de uma obra que mantivesse a fidedignidade com a fazenda original. Atualmente, a Fazenda São Roque, além de seu exterior restaurado, tem o seu interior finamente decorado com mobiliários da época. Foi, realmente, um árduo trabalho de restauro respeitando as plantas originais e o resultado pode ser hoje observado quando se adentra o portão. A atmosfera que se respira é a do século XIX, mas o olhar e o cuidado ao lidar com um patrimônio histórico e cultural desta envergadura, são típicos do Século XXI.

Foto: Pedro Salgado

A Fazenda hoje pertence ao empresário do Turismo e da Hotelaria Ernani Bertino Maciel, que reformou por conta própria parte da propriedade. Além de aproveitar a fazenda estrategicamente para utilização turística, ele e sua filha, Marta Bertino, passaram a disponibilizar a Fazenda São Roque para a realização de festas e eventos. “O mercado de casamentos tem crescido em larga escala. Decidimos oferecer um serviço que pudesse aliar o charme e o requinte do século XIX a uma produção moderna e arrojada”, conta Marta.

A empresária Marta Bertino, proprietária da fazenda. (Foto Juliana Henriques )

O local conta com 3 salões para até 250 convidados, além de uma varanda coberta que também pode ser utilizada, proporcionando mais conforto ao público. Um vasto campo gramado e antigas ruínas formam cenários perfeitos para cerimônias ao ar livre, trazendo todo o charme dos casamentos no campo, com a bela fazenda histórica de fundo. Possui ainda outro espaço interno, ideal para cerimônias menores que pode ser utilizado em dias de chuva.

Todos os salões são decorados com mobiliário da época. Para as noivas que desejarem se arrumar no local, a Fazenda São Roque oferece uma suíte especial, que também pode ser utilizada para fotos de making of das noivas. A São Roque oferece toda estrutura necessária para a realização de eventos e também a possibilidade do cliente contratar serviços adicionais para além do espaço como decoração, buffet, equipamentos, fotografia e filmagem. Para isso tem firmado parcerias com importantes empresas do mercado.

Mais informações:
Serviço: Visitas agendas, Aluguel do espaço, Buffet, Decoração
Localização: KM 245 da BR 393 – 100 Km do Rio de Janeiro
Telefone: (21) 97977-7555
Site: www.fazendasaoroque.com.br
email: contato@fazendasaoroque.com.br

Fontes
– Informações do Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC);
– Entrevistas com os proprietários.


Anúncios Revista Vale do Café

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*