Museu Vicente Celestino muda de endereço e resiste ao tempo

Localizado no distrito valenciano de Conservatória, já a alguns anos consolidado como pólo turístico do Vale do Café, o Museu Vicente Celestino enfim reabriu as portas depois de um longo período fechado.

Outrora localizado em frente à Maria Fumaça (um dos símbolos de Conservatória), o museu voltou a disponibilizar seu acervo com centenas de peças aos turistas e visitantes que passam pelo bucólico lugarejo. Agora, na rua Monsenhor Paschoal Librelotto, n-03, ao lado da Praça.

O visitante pode conhecer o acervo ao som de clássicos do cancioneiro popular brasileiro acompanhado pelo simpático e atencioso curador Volney Porto, profundo conhecedor das histórias dos personagens do museu que guarda também peças do acervo de Gilda de Abreu, Guilherme de Brito, Ademilde Fonseca, Nelson Gonçalves, Jorge Goulart, Emilinha Borba, Gilberto Alves e Nora Ney.

O novo espaço foi inaugurado em 11 de fevereiro desse ano pelo prefeito de Valença Luiz Fernando Graça e o vice-prefeito e secretário de Turismo Hélio Suzano.

Volney Porto, 67 anos, é um incansável e resiste mesmo diante das dificuldades. Por falta de apoio foi despejado do lugar que ocupava antes. É a terceira locação pela qual passa em quase 20 anos à frente do museu.

“De tão triste, fiquei 9 meses trancado no quarto sem nem falar com ninguém. Graças à deus agora eu estou muito bem. As pessoas aos poucos estão voltando a visitar o museu e está tendo um bom movimento”, falou Volney.

Sobre Vicente Celestino

Vicente Celestino: Antônio Vicente Filipe Celestino, nascido em 1894, foi um dos grandes cantores brasileiros do século XX e um dos maiores expoentes da música popular brasileira. Morreu em agosto de 1968 e deixou gravadas 52 canções em 28 discos. Entre os maiores sucessos O Ébrio e Coração de mãe.

 

O Museu Vicente Celestino em Imagens


Fotos: Igor Alecsander.

Serviço:

  • Museu Vicente Celestino
  • Local: Rua Monsenhor Paschoal Librelotto, n-03 – Conservatória – Valença/RJ
  • Horário de Funcionamento: Sextas e sábados das 07 às 21h
  • Telefone: (24) 2438-1134
  • Visitação gratuita

About the Author

José Luiz Júnior
Jornalista, bacharel em turismo, produtor cultural e livreiro. É fundador e editor da Revista Vale do Café.

Be the first to comment on "Museu Vicente Celestino muda de endereço e resiste ao tempo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*