Vista parcial da Fazenda Vista Alegre, Valença (RJ) - Foto: Igor Alecsander

O Vale do Café

Vale do Café é uma classificação criada pelo Ministério do Turismo para denominar a região turística que congrega os municípios remanescentes do primeiro ciclo do café no século XIX no Vale do Paraíba Fluminense. Abrangendo o Médio Paraíba e o Centro-Sul Fluminense fazem parte do Vale do Café as cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Paracambi, Piraí, Pinheiral, Rio das Flores, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Historicamente o Vale do Café foi sozinho o maior produtor e exportador brasileiro de café no século XIX quando a especiaria era o principal produto de exportação no mundo. O Brasil colecionou nesse período números e cifras impressionantes já que o Brasil ocupava o posto de liderança mundial. Algumas cidades como Valença e Vassouras se destacaram consideravelmente nessa produção abrigando uma enorme quantidade de unidades produtoras: as históricas e suntuosas fazendas do café. Hoje há dezenas delas espalhadas em todo o Vale.

O Vale do Café no século XIX reunia uma das maiores concentrações de latifúndio e títulos nobiliárquicos do Brasil (barões, condes, viscondes, marqueses). Homens ricos, influentes e poderosos que gravitavam em torno da corte e do poder imperial.

E se o café gerou por um lado uma riqueza sem precedentes na história da economia brasileira, foi responsável também por um dos mais sangrentos regimes escravocratas da América Latina. E também pela devastação completa da mata atlântica original.

Essa região hoje se apresenta como um importante destino turístico nacional e internacional. Com grande potencial atrativo, rica diversidade natural e cultural, o Vale do Café tem atrativos para todos os gostos e idades. História e cultura, natureza, aventura, lazer, sossego e diversa gastronomia esperam por você.

Venha viver uma experiência única! Venha conhecer o Vale do Café!

O Vale do Café em Imagens


Fotos: Igor Alecsander


Anúncios Revista Vale do Café

One Comment

  1. laura maria britto de sousa

    Ganhei duas revistas e adorei ! Parabéns !

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*