Projeto Fazenda Viva, impactantes cenas do espetáculo “Decadência com Elegância” na Fazenda São Roque

Projeto Fazenda Viva, impactantes cenas do espetáculo “Decadência com Elegância” na Fazenda São Roque

Teatro de época encenado na histórica Fazenda São Roque em Vassouras, RJ.  “Decadência com Elegância” iniciou sua primeira temporada aberta ao público.

Vassouras, ano de 1887…

A peça se passa na última década do século XIX. Mais precisamente o ano de 1887, após a decadência do cafe no Vale do Café, quando a Fazenda São Roque como muitas propriedades da região passava pelo seu pior momento. As dívidas se acumulavam e ninguém queria comprar a fazenda. Um verdadeiro barril de pólvora prestes a estourar.

O texto insere personagens marcantes da história brasileira como o imperador Dom Pedro II, Joaquim Nabuco, Eufrásia Teixeira Leite, bem como Manuel Congo, Marianna Crioula e Epifânio Moçambique (líderes da maior rebelião de escravos do império brasileiro) e dialoga com as principais questões do fim do século XIX, como a devastação da mata atlântica, o fim da escravização de seres humanos, fim do império brasileiro, iminência da república, dentre outros.

O espetáculo é móvel e percorre áreas internas e externas da histórica Fazenda São Roque

O espetáculo é móvel e percorre várias áreas internas e externas da Fazenda São Roque e inclui um café colonial após a apresentação. A idealização do projeto e a concepção do espetáculo foram uma construção conjunta da diretora da Agência Fuga pro Mato, Viviane Líbero D´Angelica e do autor e produtor cultural José Luiz Júnior. A direção ficou por conta do ator e diretor Aurélio Mesquita, criador da Via Sacra da Rocinha.

A montagem conta com 10 atores (todos da região), figurantes e um grupo de cultura popular (Maculelê) que vai levar o público para uma verdadeira viagem no tempo. Fazem parte do elenco: Andréia Pit, Gi Paiva, Jorge José Santos, Jéssica Rodrigues, Jeórgia Santos, Rullyan Ferreira, Humberto Michaeli, Manuela Ávila, Netto Beto e Vinay D´Souza. As primeiras apresentações ocorreram em outubro e novembro e já há uma temporada prevista para dezembro de 2017 e maio de 2018.

A Fazenda São Roque fica no KM 245,5 da Rodovia Lúcia Meira (BR-393) em Vassouras, RJ.

Mais informações:  (24) 99276-6426

Em imagens: bastidores, público e cenas do espetáculo

Momento em que personagem Antonio Crioulo (José Jorge) recebe uma chicotada do feitor da fazenda. O público assiste a peça de forma bem próxima, tornando a experiência teatral ainda mais real e impactante.

Sucesso de público, a peça percorre diversas áreas internas e externas da histórica fazenda.

A governanta inglesa na cozinha da Fazenda São Roque, personagem da atriz Jeórgia Santos.

Chegada do público durante o início do espetáculo.

Abolicionistas e escravistas travando intensa discussão. O espetáculo levanta a bandeira para assuntos da época como a devastação da mata atlântica, o fim da escravização de seres humanos, fim do império brasileiro, iminência da república, dentre outros.

O feitor. Personagem do ator Netto Beto.

Menino assiste atentamente o espetáculo. Escolas da região e do Rio de Janeiro tem promovido passeios com os alunos para assistir a peça.

Jessica Rodriguez durante a preparação, a atriz interpreta Marianna Crioula.

Momento do ator Jorge José Santos no personagem de Antonio Crioulo.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar


Anúncios Revista Vale do Café

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*