Uaná Etê, um jardim ecológico surpreendente em pleno Vale do Café

Nas matas de Sacra Família no município de Engenheiro Paulo de Frontin, a apenas 2h do Rio, 15 min de Vassouras e 20 min de Miguel Pereira às margens da RJ 121, fica um lugar especial e belíssimo: Uaná Etê. O nome já é pura poesia e brasilidade. Vem da língua geral, uma evolução histórica do tupi antigo. Significa “multidão de vagalumes”, um fenômeno lindo comumente observado nas matas do Vale do Café.

Uaná Etê é na verdade, um centro cultural ecológico ao ar livre, aberto à visitação, que propõe uma reflexão sobre arte e natureza. Suas atrações permanentes como o bosque de sinos, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades cheia de fitas de cetim para você enlaçar seus desejos, cinco gramados com vistas deslumbrantes, trilhas com placas de exercícios e meditação, teias entre árvores para descanso ou movimento, escalda pés, piscina de lama e chuveirões, tem atraído visitantes de todas as partes do mundo que vem passear, fazer piqueniques, cursos, e regressam encantados. As plantas, o céu, os pássaros, a música e a gentileza são estrelas neste local.

(Fotos de Alice Lima e Silva)

A cada estação é possível constatar as mudanças no paisagismo do grande jardim em topografia espiral. Desde sua inauguração em novembro de 2014, mais de 30 mil mudas foram plantadas ali.

Criado pelo casal de músicos cariocas Cristina Braga (harpa) e Ricardo Medeiros (baixo), Uaná Etê prima pela sustentabilidade. Todas as construções utilizam reaproveitamento de materiais dentro de seu conceito de responsabilidade ambiental. Além do Paço de Eventos, do Bistrô das Bromélias, do Solar e da Casa Quaresma, duas Eco Hospedagens de vidro e madeira, no topo do jardim, propiciam experiências incríveis de pernoite ecológico. Os produtores culturais Cecília Monte e Hugo Servian assim como o chefe de jardim Luiz Antonio Alves da Costa e toda a sua equipe, cuidam do jardim com tanto carinho que os visitantes sentem a atmosfera amorosa no ar. Com projetos paisagísticos de Herbert Kaufmann (Rio de Janeiro), Everaldo Magalhães (Vassouras) e arquitetônicos de Cristina Caribé (Piraí) além da visão dos próprios músicos, o jardim segue vivo, com surpresas a cada visita.

Uaná Etê oferece adicionalmente a possibilidade de ter seus 135.000 m2 alugados exclusivamente para festas, casamentos, eventos corporativos, acadêmicos e de desenvolvimento humano. Graças a suas instalações inovadoras e programas sob medida, tem sido muito procurado por escolas, empresas, noivos e grupos de ioga e meditação. E claro, não podemos deixar de citar os inúmeros visitantes que voltam diversas vezes depois que seus desejos escritos nas fitas de cetim que voam na Árvore das Infinitas Possibilidades começam a acontecer!

De abril a outubro 2017 Uaná Etê, jardim ecológico, abre suas portas em comemoração ao “ANO DO MEIO AMBIENTE” com programação para toda a família uma vez por mês. Além de seu já tradicional baile de jazz, ou o festival FLOR ATLÂNTICA será possível em determinados domingos, de 11h às 17h vivenciar alternadamente concertos, aulas de tiro ao arco, trilhas, observação de pássaros, pipas, com funcionamento do bistrô com brunch, sorveteria, e atividades de bem estar. No segundo semestre a implantação do projeto de um labirinto sonoro pela paisagista Maritza Orléans e Bragança agita as expectativas do jardim.

“ANO DO MEIO AMBIENTE UANÁ ETÊ”
Programação

09 DE ABRIL “CHOVENDO NA ROSEIRA”

11.30h – Cristina Braga e Ricardo Medeiros convidam José Staneck, harmônica de boca . “A natureza no Jazz e na Bossa Nova” Paço ( sujeito à lotação, senhas na bilheteria)
10h às 11.30h – Atividades para crianças – Gincana e mais.
11h às 14h – Bistrô – serviço de Brunch
14h às 17h – Bistrô – serviço de Sorveteria
14h às 17h- Bem estar: serviços de escalda pés, massagens, piscina de lama.
13 às 15h – Oficina de arqueria inglesa medieval, arqueria tradicional. Prof Luciano Mancusi Inscrição à parte 50-. Gramado Cachoeirinha
15h às 16.30h – “Pipas ao vento” Venha soltar sua pipa – premiação com medalhas da pipa menor maior mais criativa, pipeiro mais novo e pipeiro com mais idade. Inscrição no local entre 12 e 13h. Gramado Planetário

07 DE MAIO “LIBERDADE”

11.30h – Cláudio Nucci “A Natureza de Caymmi”
10h às 11.30h – Atividades para Crianças
11h às 14h – Bistrô – serviço de Brunch
14h às 17h – Bistrô – serviço de Sorveteria
14h às 17h- Bem estar: serviços de escalda pés, massagens, piscina de lama.
13 às 15h – Apresentação de Maculelê, Jongo, Capoeira e Hip Hop
15h às 16.30h – “Pipas ao vento” Venha soltar sua pipa – premiação com medalhas da pipa menor, maio, mais criativa, pipeiro mais novo e pipeiro com mais idade. Inscrição no local entre 12 e 13h. Gramado Planetário

11 DE JUNHO “NAMORADOS”

11.30h – Cristina Braga e Ricardo Medeiros convidam Ayrton Montarroyos e Antonia Medeiros “Canções de Amor” (sujeito à lotação, senhas na bilheteria)
10h às 11.30h – Atividades para Crianças
11h às 14h – Bistrô – serviço de Brunch
14h às 17h – Bistrô – serviço de Sorveteria
14h às 17h- Bem estar: serviços de escalda pés, massagens, piscina de lama.
13h às 15h – Oficina de arqueria inglesa medieval, arqueria indígena e arqueria tradicional. Prof Luciano Mancusi Inscrição à parte 50-. Gramado Cachoeirinha
16h às 18h – Cinema e Chocolate Quente

01 DE JULHO – SÁBADO “JAZZ IN UANÁ”

Baile de Lindy Hop, 1o de julho de 2017 às 19h Uaná Etê repete sua noite de grande sucesso com muito jazz e dança dos anos 30, 40 e 50 com Sax voz, harpa, bateria e baixo ao vivo, e a professora e hopper Cinthia Adams ensinando os passos para quem quiser aprender. Muito Jazz e o Bistrô funcionando a pleno vapor

06 DE AGOSTO “BRASILIDADE”

11h- Nelson Faria e Cris Dellano Bossa Nova e Jazz (sujeito à lotação, senhas na bilheteria)
11h às 14h Brunch
10h às 11.30h – Atividades para Crianças
11h às 14h – Bistrô – serviço de Brunch
14h às 17h – Bistrô – serviço de Sorveteria
14h às 17h- Bem estar: serviços de escalda pés, massagens, piscina de lama.
13h às 15h – Oficina de arqueria inglesa medieval, arqueria indígena e arqueria tradicional. Prof Luciano Mancusi Inscrição à parte 60-. Gramado Cachoeirinha

06 a 10 DE SETEMBRO “FLOR ATLÂNTICA” Festival de Primavera

01 OUTUBRO “DIA PRATEADO” (Homenagem à 3ª idade)
16h – Marcelo Coutinho, Seresta (sujeito à lotação, senhas na bilheteria)
Canções consagradas como Chão de Estrelas, Cadeira Vazia, Modinha, Ontem ao Luar, e muitas mais. Baile matinê 16 às 20h

12 de OUTUBRO DIA DAS CRIANÇAS
10 às 17h – Casa de Biscoito gigante – visitação / Atividades no jardim para crianças.

Serviço:
Ingresso ao jardim dias de evento 38 -. por pessoa
Ingresso ao jardim dias normais por agendamento 20-. por pessoa Realização de casamentos, festas e eventos diversos (culturais, corporativos, sociais, acadêmicos, ecológicos, gastronômicos e de desenvolvimento humano) sob consulta.

Reserva: (24) 2468-1550
E-mail: jardimuanaete@gmail.com

Localização: RJ 121,, n-2265 – Sacra Família do Tinguá (Engenheiro Paulo de Frontin)

 

(Fotos de Alice Lima e Silva)

About the Author

José Luiz Júnior
Jornalista, bacharel em turismo, produtor cultural e livreiro. É fundador e editor da Revista Vale do Café.

Be the first to comment on "Uaná Etê, um jardim ecológico surpreendente em pleno Vale do Café"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*